Fragrâncias Personalizadas
O olfato é um dos sentido mais poderosos na hora de construir a identidade olfativa de sua marca.
O olfato é um dos sentido mais poderosos na hora de construir a identidade olfativa de sua marca.
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Essas são as capacidades de retermos na memória sensações que tivemos com nossos sentidos. A chance de você se lembrar que já sentiu um cheiro é muito maior que a de você se lembrar com detalhes de outros sentidos.
Marketing Olfativo
O marketing olfativo é usado para conquistar e fidelizar clientes.
Trata-se de um estratégia de marketing que trabalha a área sensorial do consumidor pelo olfato, é um conjunto de ações com foco na atração e fidelização de clientes por meio de aromas e fragrâncias.
Isso surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos e em meados dos anos 1990, veio para o Brasil, mas só ganhou força a partir agora
O seu principal objetivo é ter um cheiro que realmente represente a marca e que possa tornar a experiência do cliente marcante. A diferenciação para a empresa, acontece ao despertar emoções positivas nos clientes e, assim, tornar a ação mais prazerosa.
Lojas físicas costumam usar essa estratégia para atrair clientes para o estabelecimento e incentivar a compra.
Um caso muito conhecido é a da Nutty Bavarian, por exemplo, que de acordo com pesquisa da própria marca, 66,77% dos clientes se sentem motivados a comprar o produto após sentir o cheiro dele.
Além disso, por conta do aroma, os consumidores sabem que encontram um quiosque da marca até mesmo antes de vê-lo.
Criação de uma fragrância
Faça a diferença no nariz do seu cliente.
Briefing
Seleção
Propostas
Fragrância
De maneira resumida, o processo de criação de uma fragrância envolve quatro grandes partes:
No Briefing é que são levantadas as informações importantes para a construção da fragrância.
Precisamos saber quais são os obejtivos do trabalho, o que será perfumado, quando, como, etc.
Nessa etapa são coletados dados sobre você, pessoas importantes da empresa, características dos clientes, produtos e informações sobre a identidade de sua marca.
Tudo pra facilitar o processo de construção de sua identidade olfativa.
Se você vende pranchas de surf em uma loja a beira mar, não faz muito sentido ter uma fragrância cheirando café de fazenda, certo ?
De posse das informações nosso perfumista irá verificar as matérias primas que podem fazer parte de sua solução.
Entre as matérias primas disponíveis, no volume necessário e no custo alvo, o perfumista separá algumas dezenas de alternativas.
Em uma reunião presencial cada nota é mostrada e discutida, buscando-se uma certa ligação entre os objetivos e as pessoas envolvidas.
Você já sentiu o cheiro de lavanda bulgara pura ? A paz que ela traz é incrível.
Com todas essas informações nosso perfumista construirá entre 3 e 5 propostas de perfumaria que serão apresentadas e avaliadas.
Algumas alterações podem ser necessárias, mas de maneira geral é nessa fase que chegamos a uma fragrância escolhida.
Com a fragrância pronta, chega a hora de pensar em suas aplicações.
Você irá perfumar sua loja ?
Velas para seus clienes ?
Venderá os produtos ?
É nessa hora que você começa a fixar sua marca olfativa na cabeça de todos que entram em seus ambientes.